Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Saúde terá esquema especial de atendimento

Serviços de urgência e emergência funcionam 24 horas por dia

 
 
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande terá esquema especial de atendimento durante o ponto facultativo nos dias 23 e 24 de dezembro e nos dias 30 e 31. Os serviços de urgência e emergência do Município funcionarão 24 horas por dia. Médicos controladores estarão na retaguarda para que não faltem clínicos gerais, pediatras, bucomaxilos (cirurgiões dentistas) e traumatologistas (ortopedistas).

A Cidade conta com três locais para atendimento de emergência. São dois prontos socorros, nos bairros Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce) e Quietude (Avenida Ministro Marcos Freire) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) "Doutor Charles Antunes Bechara”, localizada na esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Samambaia.

Outras especialidades terão atendimento direcionado para o Hospital Municipal Irmã Dulce. Para solicitar remoção de ambulância, basta ligar para 192.
Durante este período, a Sesap confirmou que as 20 unidades de atenção básica (Unidades de Saúde da Família e as Básicas de Saúde) funcionarão nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, a partir das 8 horas.

Classificação de risco - Para priorizar os casos mais graves que chegam pela recepção, as unidades de urgência e emergência da Cidade passaram a atender pelo sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Após escuta e checagem dos sinais vitais, a enfermagem sinaliza aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes: vermelho para emergências (que necessitam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). Casos mais graves, em que há risco de complicações e morte, são atendidos primeiro. O atendimento aos pacientes que chegam à sala de emergência pelo SAMU é imediato. Os demais casos, como os ambulatoriais, precisam aguardar.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Praia Grande realiza cadastro de ciclistas

Ação será realizada na loja Decathlon, no sábado (21), das 15 às 20 horas

 
 
Jairo Marques
Mais de 17,5 mil ciclistas estão cadastrados
A Secretaria de Trânsito de Praia Grande realizará cadastramento gratuito do projeto Ciclista Cidadão na loja Decathlon, localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 333, Bairro Xixová, no sábado (21), das 15 às 20 horas. A ação, realizada a pedido da loja, consiste no registro de dados do proprietário de bicicletas com afixação de um adesivo numerado nos veículos. A ação será realizada junto a clientes da loja, que adquirirem bicicletas. Desde o início do trabalho, a Setran já cadastrou mais de 17,5 mil ciclistas.

Ao se cadastrar, o ciclista receberá um manual que contém normas de trânsito específicas e dicas de segurança. Na oportunidade, um funcionário da Setran orientará o ciclista e tirará dúvidas sobre a forma segura de se conduzir o veículo. Os adesivos numerados são confeccionados com material de alta aderência e reflexivo, que além de identificar os ciclistas ainda servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite.

Segundo o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, com as informações levantadas no projeto, a Setran está mapeando o perfil dos ciclistas da Cidade e direcionando de forma mais efetiva as ações de trânsito no Município. “Com estes dados estamos levantando, entre outras coisas, as ciclovias mais utilizadas e o trajeto mais comum”.

O secretário acrescenta que a numeração também tem sido útil para a identificação do condutor em casos de acidentes. “A Setran já teve casos relatados de ciclistas acidentados, que tiveram seus familiares localizados a partir dos registros das bicicletas”, explicou Marcelo Prado.

Cadastro – Além da ação itinerante que será realizada na loja Decathlon, o cadastro do projeto é permanente e acontece na sede da Setran, localizada na Rua Amália Bellotti Pastorello, 72, Bairro Sítio do Campo. A ação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5076.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Prefeitura inicia envio do IPTU 2014

Ao todo, 205.400 carnês serão postados

 
 
A Prefeitura de Praia Grande iniciou esta semana a postagem dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014. Segundo a Secretaria de Finanças (Sefin), serão enviados 205.400 carnês. O vencimento da primeira parcela ou pagamento da cota única segue a mesma regra do ano passado: inicia no dia 8 (setor 1) e vai até o dia 17 (setor 10). Para os contribuintes aposentados e pensionistas, beneficiados pelo desconto para aposentado, independentemente do setor onde se localize o imóvel, o vencimento da primeira parcela ou pagamento da cota única se dará no dia 17 de janeiro.

“Se o contribuinte não receber o carnê, basta dirigir-se até o Paço Municipal (Avenida Presidente kennedy, 9.000, bairro Mirim) ou retirar a 2ª via pela internet. Já disponibilizaremos o serviço a partir da próxima semana. Caso necessite, bastará acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br, no link "Serviços on line" e "Finanças". Lá estará o atalho "Emissão de 2ª via de IPTU/2014". Em seguida, a pessoa preenche as informações exigidas (utilizando as informações do IPTU 2013) e imprime o(s) documento(s) para pagamento”, explicou o titular da Sefin, Roberto Lopes Franco.

O contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU 2014 em cota única tem 5% de desconto. A Prefeitura ainda disponibiliza mais 5% de abatimento para os “bons pagadores”, aqueles sem nenhuma dívida do imposto em anos anteriores (desconto já consta no carnê).

Reajuste - Em Praia Grande, a alíquota para o cálculo do imposto predial passou de 1,50% para 1,56%, do valor venal do imóvel. Já para o imposto territorial, de 3,10% para 3,18%. Com o novo cálculo, o reajuste foi de 4% linear, percentual este abaixo da inflação acumulada no período (de outubro de 2012 a outubro de 2013), que foi de 5,86%.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Autoridades se mobilizam para garantir segurança em centros comerciais

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (13), no Ministério Público

 
 
Preocupados com a possível concentração de pessoas em centros comerciais de Praia Grande, combinada via redes sociais, representantes das polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), e Ministério Público se reuniram nesta sexta-feira (13) na sede do MP para montar uma ação preventiva. O foco do trabalho visa garantir a segurança da população e comerciantes, tendo em vista a proximidade do Natal e encontros de jovens programados muitas vezes para acontecer nesses locais.

A reunião foi ao encontro de pedidos feitos inclusive pela Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande e de administradores dos centros comerciais. Depois que um encontro de jovens semelhante ocorreu em São Paulo recentemente e terminou em atos de vandalismo, os empresários decidiram se precaver.

De acordo com o gerente de segurança de um shopping da Cidade, Wagner Quarterone, eventos desse tipo, combinados pela internet, viraram tendência entre os jovens e a preocupação é de que as consequências ganhem grandes proporções. “Sempre existem os oportunistas. Por isso, entramos em contato com as autoridades policiais e com o Ministério Público, pois o receio é que a situação passe do âmbito particular para o público”.

Durante a reunião, ficou determinado que as redondezas desses centros comerciais receberão um reforço no policiamento militar, assim como o Terminal Tude Bastos, que dá acesso a muitos desses estabelecimentos.

Para o secretário de Assuntos de Segurança do Município, José Americo Franco Peixoto, a ação tem foco preventivo, mas havendo necessidade, os agentes estarão preparados para agir. “A GCM apoiará a Polícia Militar principalmente no patrulhamento do terminal de ônibus e nos acessos ao shopping”.

Ao Ministério Público caberá a responsabilização de eventuais arruaceiros ou infratores. O promotor de Justiça Daniel Santerini Caiado explicou que a identificação das pessoas que se enquadrarem nestas situações é perfeitamente possível. “Nossa preocupação é com a integridade das pessoas e do patrimônio público e privado. Eventos assim têm se tornado comuns, mas precisamos ficar atentos e atuar juntos para garantir essa tranquilidade”.

Participaram da reunião ainda a secretária de Transportes, Raquel Auxiliadora Chini, e o secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, além do delegado Bruno Mateo Lázaro, da Delegacia-sede da Cidade, o comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, Antônio Carlos Biazotto Filho, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
 
 

Praia Grande ganha Centro Especializado de Reabilitação

Anúncio de liberação de recursos para a obra foi feito pelo Ministro da Saúde

Edmilson Lelo
Ministro visitou a Região dia 14

Praia Grande passará a contar com um novo e importante equipamento no tratamento de pessoas com deficiência. Em visita a Baixada Santista no sábado (14), o Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou a liberação de R$ 2.500.000,00 para a implantação de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), que será construído no Bairro Mirim. Além disso, outro anúncio feito pelo ministro foi a liberação de R$ 3.000.000,00 para investimentos no Hospital Irmã Dulce, que poderá ser usado para reforma, ampliação no número de leitos de UTI e compra de equipamentos, além de R$ 1.200.000,00 para custeio anual da unidade.

Sobre o CER, Alexandre Padilha explicou que o centro faz parte do projeto ‘Viver Sem Limites’, que visa melhorar a atenção à saúde, assistência social e educação para pessoas com deficiência. “Será um local especializado, que contará com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogo e médicos para cuidar de crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual, visual e auditiva”. Além do recurso para a construção do CER, Padilha afirmou que depois de implantado, a unidade ainda receberá verba anual de R$ 1.000.000,00 para sua manutenção.

Ainda de acordo com o Ministro de Saúde, o Hospital Irmã Dulce está fazendo parte do Plano de Urgência e Emergência para a Baixada Santista. “É uma ação que visa ampliar número de leitos UTI adulto e infantil na Região. Com a verba de 3 milhões que a unidade receberá, dentre as ações que poderão ser tomadas está a ampliação da quantidade de leitos dentro deste plano regional”.

E além dos anúncios, durante a visita Alexandre Padilha ainda se encontrou com os profissionais que estão atuando na Cidade oriundos do programa “Mais Médicos”, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Não adianta nada equiparmos uma unidade de saúde se não temos profissionais para atuarem nela. O programa ‘Mais Médicos’ é uma importante ferramenta para a qualidade do serviço de Saúde oferecido a população”, afirmou o ministro.

O Prefeito de Praia Grande Alberto Mourão explicou que a obra de construção do CER deve ser iniciada em 2014. “Nos próximos dias deve ter início o processo de assinatura deste convênio e acredito que a licitação deva sair para março ou abril de 2014. A intenção é que a obra seja iniciada no final do primeiro semestre do ano que vem”. Ainda de acordo com o prefeito, o CER fará parte de um complexo de saúde na área central da Cidade. “Além deste centro especializado, o Bairro Mirim ganhará ainda um local para atendimento de pessoas com câncer de mama e o trecho receberá a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS”.

Alberto Mourão explicou que o recurso do Ministério da Saúde será muito importante para a restruturação do Hospital Irmã Dulce. “Meu sonho é aumentar o número de leitos de UTI e instalar uma unidade de atendimento infantil na Cidade e este é um passo a frente neste caminho de reestruturar a saúde de Praia Grande”, concluiu.

Além de Praia Grande a visita do Ministro da Saúde à Baixada Santista ainda incluiu as cidades de Cubatão, Santos e São Vicente.
APARTAMENTOS EM PRAIA GRANDE                                      IMÓVEIS NA PRAIA

Praia Grande lança Programa de regularização Fundiária

“Dono do Lote” deve beneficiar cerca de 9 mil famílias, até 2015

 
 
AMAURI PINILHA
Programa regularizará 9408 lotes, até 2015
A Prefeitura de Praia Grande pretende realizar a regularização fundiária de 9408 lotes, até 2015. A informação foi dada pelo Prefeito Alberto Mourão, durante a solenidade de assinatura da Lei Complementar 671/13, que instituiu o Programa “Dono do Lote”. A Ação beneficiará diretamente cerca de 40 mil pessoas, ou 15% da população fixa da Cidade e faz parte do programa Avança PG, um plano de metas lançado em novembro pela Administração. “Dar a propriedade do terreno às famílias traz dignidade, dá a condição de investir no imóvel, seja na área documental, legalizando a construção junto à Prefeitura, como na própria residência, pois não há mais o medo de perder o investimento. Isso traz mais qualidade de vida para estas pessoas e para própria comunidade”, afirmou o prefeito.

Como explicou o titular da Secretaria de Habitação Alexander Ramos, os trabalhos já estão em andamento. “Temos uma 1ª etapa em andamento, onde está sendo providenciada a Concessão do direito real de Uso de 767 imóveis do loteamento Jardim Silmara, que fica no Bairro Esmeralda. Se o processo correr como queremos, pretendemos entregar a documentação de pelo menos 600 famílias em janeiro”, ressaltou.

“É um sonho realizado. Algo que desejei muito e que agora está acontecendo. Só posso agradecer ao prefeito Mourão. Esse terreno não é só meu, é do meu filho”, disse sorridente a cabeleireira Fernanda Neves Rocha, uma das beneficiadas do jardim Silmara. “E agora posso avançar e investir. Vou construir meu salão. Em breve a Fê Fashion Hair estará aberta”, complementou, falando de seus planos futuros para o imóvel.

Outra beneficiada, Jane Aparecida Domingues da Silva, mãe de quatro crianças e que reside há 22 anos no jardim Silmara, também mostrava-se feliz: “A gente que nunca teve nada e pensamos nos filhos. Não quero isso para eles. O que a Prefeitura está fazendo é muito importante. Muito mesmo. Agora fico mais sossegada, pois tenho a certeza de que a casa é minha. O terreno é meu. Ninguém vai me tirar daqui. Assim, pelo menos deixo um teto para eles. Na rua sem ter para onde ir não ficarão”.

Antes da Assinatura da Lei que instituiu o programa Dono do Lote, Mourão entregou três títulos de Concessão do Direito Real de Uso a moradores do bairro Caieiras, finalizando processo que beneficiou 69 famílias com a regularização fundiária dos imóveis onde residem.

“O que posso afirmar é que estou feliz. Finalmente posso dizer que sou a proprietária, com a escritura em meu nome. Estava aguardando muito este momento”, revelou Glaucinéia Ribeiro de França, moradora do Bairro Caieiras, que foi a primeira a assinar, juntamente com o prefeito Mourão, o título de Concessão do Direito Real de Uso do terreno onde construiu sua casa.

Finalizando o evento, Mourão assinou a lei Complementar 671/13 e oficializou a instituição do programa Dono do lote de Praia Grande. A cópia foi entregue à vice-presidente da Associação moradores do Bairro Esmeralda, Creuza Rodrigues de Lima, que simbolicamente personificou as entidades representativas das comunidades da Cidade. “Não sei nem o que dizer. Nunca recebi um presente como esse. É a realização de um sonho. Um grande presente do Papai Noel para todas as famílias que aguardam isso. É uma grande, uma enorme conquista para Praia Grande”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.
 
 
IMÓVEIS EM PRAIA GRANDE                                       APARTAMENTOS NA PRAIA