Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mutirão recolhe mais de 20 toneladas nos bairros Tupi e Ocian

O projeto Arrumando a Casa, da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura (Sesurb) de Praia Grande, recolheu 20,9 toneladas de diferentes materiais no último sábado (18), quando esteve nos bairros Tupi e Ocian. Entre os entulhos estavam pneus (121 peças), sofás (42), armários de cozinha (22), cadeiras (20), entre outros. No total, foram 357 objetos recolhidos.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Sérgio Bonito, havia uma curiosidade para saber quais seriam os objetos recolhidos próximos à praia, até mesmo para traçar um comparativo com os bairros de periferia. “O resultado foi o mesmo: sofás, pneus, armários, gabinetes de cozinha, etc”, lembrou. Bonito acredita que alguns deles, com certeza, iriam desembocar nos canais da Cidade ou juntar lixo em terrenos baldios. “Quantos alagamentos acabamos evitando com esse mutirão?”, indagou.

Ele disse que ficou impressionado com o número de pneus velhos recolhidos no último fim de semana (121). “Contribuímos também para erradicar problemas de saúde, como a dengue. Estamos numa época boa para executar esse serviço e no verão, quem sabe, podemos reduzir o número de infestação”.

Nesses dois meses do programa “Arrumando a Casa”, foram recolhidos quase 400 sofás. Esta semana foram 42 peças (394 em 9 finais de semana). “Imagine quanto tempo ia levar para a população jogar fora esse material e, ainda, para a Secretaria encontrá-lo nas esquinas do Município?”. Bonito informa que nas nove edições do “Arrumando a Casa” já foram recolhidos 275 toneladas de objetos nos 18 bairros.

Todo material é encaminhado à Cooperativa de Trabalho de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), que é formada por ex-catadores de lixo do Município. “Eles negociam materiais recicláveis e, com esse dinheiro, complementam a renda familiar”, frisou. “Antes do início do projeto, eles estavam em uma situação financeira delicada. Acredito que nesse período conseguiram colocar as contas em dia”.

E os beneficiados não são somente as famílias da Coopervida. Ele explica: “Uma pessoa que acompanhava a carreata na rua queria pegar um sofá que tinha visto há umas cinco ou seis quadras atrás e que estava em estado melhor que o dela. Então, pediu ajuda a um de nossos funcionários e trocou o sofá dela por um que já tínhamos recolhido”, completou. Bonito acredita que o importante é evitar que esses entulhos não terminem em canais ou em terrenos baldios.

Quase cinco mil pessoas já assistiram às palestras ministradas pelo próprio secretário nas escolas municipais, que acontecem na semana que antecede a passagem dos caminhões. A iniciativa visa conscientizar munícipes de todas as áreas da Cidade. “Acredito que 95% dos moradores saibam o que é ou já fez parte do projeto; essas pessoas levam a mensagem para seus familiares sobre a conseqüência da sujeira nas vias públicas e terrenos, entupimento de bueiros, e até mesmo a proliferação de leptospirose - doença causada pela urina do rato”, destacou.

Até o final desta edição, serão distribuídos mais de 100 mil panfletos alusivos ao mutirão, além de gibis e imãs de geladeiras. “Quando não há pessoas na casa, nossos agentes deixam o folder na caixa de correio. Carros de som também passam pelas ruas do bairro avisando o dia em que o mutirão passará pelo bairro; é uma chance para as pessoas arrumarem a casa e recolher a sujeira”, pontuou.

Para finalizar, Bonito afirmou que, com o projeto, a Prefeitura poupou dinheiro, conscientizou a população e deixou a secretaria livre para se fixar mais em outras ações para o Verão 2008. Mesmo depois do fim do “Arrumando a Casa”, a população pode entrar em contato com a Sesurb pelo telefone do rapa-treco: 0800-102027. Nesse mesmo número o munícipe pode agendar para retirar qualquer material, trabalho que é feito toda quinta e sexta-feira.

“Ainda temos os imãs de geladeira, gibis, panfletos. Quem quiser pode ligar no ‘0800’ ou passar na secretaria e pegar o seu material”.
O endereço é Avenida Costa e Silva, 794, 1° andar, Bairro Boqueirão.

Faltam apenas quatro bairros para terminar o programa “Arrumando a Casa”. Esta semana, haverá palestra nas escolas municipais Oswaldo Justo, na quarta-feira (22), às 16h30 (Rua Primeiro de Janeiro, 987); Governador Franco Montoro, às 10 e às 13h30 de quinta-feira (23) (Rua Paulino Borelli, 1000), todas no Bairro Mirim. Ainda na quinta, às 18h30, a palestra ocorrerá na E.M. Vila Mirim, à Rua 23 de outubro, 176. No sábado (25), o “Arrumando a Casa” visita os bairros Mirim e Maracanã, a partir do meio-dia.

Propostas vão embasar ações para erradicar sífilis congênita

Propostas dos profissionais de saúde embasarão futuras ações do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites de Praia Grande para erradicar a sífilis congênita no Município antes de 2012 - meta fixada pelo Ministério da Saúde no cenário nacional. A doença, transmitida da mãe para o filho durante a gestação, é considerada eliminada quando atinge menos de um caso para mil nascidos vivos.

As sugestões foram feitas pelos participantes da capacitação realizada pelo médico infectologista Marco Antonio Barbosa dos Reis na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) entre os meses de junho e julho.

Na coordenação do programa municipal, a psicóloga Dorian Rojas acredita que o evento cumpriu os objetivos de informar, estimular a troca de informações e revelar possíveis falhas. “O que foi exposto pelos profissionais vem ao encontro da política do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites no sentido de fortalecer a rede de serviços por meio da intersetorialidade”, observou. “Estamos analisando as sugestões e planejando outra capacitação com as equipes.”

Propostas – Os participantes consideram prioritária a descentralização dos exames para as unidades básicas – hoje o atendimento é feito apenas pelo Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), como forma de facilitar a detecção precoce. Também foi sugerido incentivo à primeira consulta ginecológica entre adolescentes; aproximação da atenção básica ao atendimento hospitalar; criação de um fluxograma de conduta para facilitar encaminhamentos e realização de trabalhos voltados à conscientização de munícipes, entre outras.

Ao final da capacitação, Reis reuniu todos os apontamentos nas áreas de diagnóstico, prevenção e tratamento, apresentando esse conteúdo em forma de slide. Além de Dorian, participaram o chefe do Departamento de Assistência à Saúde, Sérgio Paulo Almeida Nascimento; a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Leila Prieto; a responsável pelo Laboratório Municipal, Cibele Picini Marciano; e a psicóloga Letícia Zampieri Demarco Lázaro, responsável pelas atividades de prevenção do CTAP.

Reis acredita que Praia Grande reúne condições para se antecipar ao Governo Federal, principalmente pelos investimentos feitos na Estratégia de Saúde da Família. “No que se refere aos profissionais, entendemos que tanto no envolvimento quanto no conhecimento, a Cidade é uma das melhores da região. O espírito empreendedor do sistema de saúde é fantástico”, elogia o médico.

Danos – A sífilis congênita surge da infecção do feto pela bactéria Treponema pallidum através da mãe contaminada. Uma vez na corrente sangüínea, a bactéria atravessa a placenta e, pelos vasos do cordão umbilical, atinge o organismo do bebê que está sendo gerado.

Quando não provoca aborto, a doença pode se manifestar logo após o nascimento ou nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode apresentar problemas graves de saúde ou ser aparentemente normal, vindo a adoecer posteriormente. Pneumonia, feridas pelo corpo, cegueira, surdez, deformações de dentes e ossos, retardamento mental e até a morte são as conseqüências para o bebê quando a mãe não é tratada a tempo. Como cita Reis, a doença é a causa de aborto em 40% das gestações.

A transmissão pode ocorrer em qualquer fase da gestação ou durante o parto. Com o tratamento adequado e imediato, inclusive dos parceiros sexuais (para evitar a reinfecção), mães portadoras da doença poderão ter filhos saudáveis. Daí a importância do diagnóstico precoce e assistência adequada.

Basquete de PG enfrenta Cerquilho nesta quinta

O time masculino de basquete da Associação Atlética Praia Grande/Farmácia Silvestre encara Cerquilho Esporte Clube na estréia do Campeonato Paulista da Série A-2, nesta quinta-feira (23), às 20 horas, no Ginásio Magic Paula, no Bairro Antártica. O duelo marca a primeira partida da segunda temporada da história do basquete da Cidade em uma divisão profissional. A competição, com 16 clubes, dá direito aos melhores classificados de participarem da elite estadual em 2008. A entrada é gratuita.

Como no ano passado, a estréia, ocorre em casa. A pressão e o nervosismo do duelo inicial são pontos que preocupam a comissão técnica. Mesmo assim, a motivação e a qualidade técnica do elenco prometem superar as adversidades em busca do primeiro triunfo.

Ano passado, mesmo como debutante, a Cidade terminou na terceira colocação. “O grupo se portou bem diante de equipes tradicionais com atletas mais experientes. Temos a ambição de repetir a boa campanha, e quem sabe. Ir até mais longe”, destacou o auxiliar técnico do elenco praiagrandense, Esdras Gouvêa.

Para Esdras, a experiência na primeira inserção poderá funcionar a favor do crescimento do time. De acordo com a comissão técnica, o Paulista da A-2 é muito mais complicado que as primeiras divisões de outros estados. Para confirmar a tese, o fato de todos os rivais estarem classificados para os Abertos que ocorrem em Praia Grande, de 15 a 28 de outubro.

O regulamento para esta temporada não teve alterações. A primeira fase acontece em turno e returno, com os times se enfrentando dentro de seus grupos. Os quatro melhores de cada chave vão para os playoffs decisivos. Até a final, os confrontos diretos serão jogados em melhor de três partidas. “Não teremos jogos fáceis”, concluiu o auxiliar.

Na fase final de preparação para a estréia, Praia Grande venceu amistoso internacional diante da Case Western University, dos Estados Unidos. O placar, 92 a 79, demonstrou com exatidão o domínio praiagrandense durante todo o confronto. O encontro marcou também a estréia dos três reforços para a A-2. O armador Vinícius (22 anos, vindo do basquete espanhol), o pivô Everton (23 anos, ex-Macaé) e o lateral Thiago (em 2006 esteve na High School do basquete, nos Estados Unidos) animaram o público com boas atuações.

Acompanhe a divisão dos grupos para primeira fase:

Grupo A – América/Unirp/Rodobens/Smel/Rio-Tec (São José do Rio Preto), Americana Basketball/Casa Branca/Apab/FEF/CPP (Fernandópolis), Finada/BR Mania/Prudente (Presidente Prudente), Teixeira Basquete (Franca), Associação Jauense (Jaú) e Seme (Avaré).

Grupo B – Associação Atlética Praia Grande (AAPG/Farmácia Silvestre), Internacional/Fupes (Santos), XV/Cosan/Amhpla/Selam (Piracicaba), Liga paulista (Peruíbe), Seme/Ituana (Itu), Cerquílio Esporte Clube (Cerquílio), Campineiro de Regatas e Natação (Campinas) e Esporte Clube Cravinhos (Cravinhos).

Parceria – Uma das novidades do basquete da Cidade é a parceria com a Academia Estação Saúde. O espaço pertence ao campeão olímpico, mundial e Pan-Americano de vôlei com a seleção brasileira, o meio-de-rede Rodrigão. Localizada no Litoral Plaza Shopping, a academia está sendo utilizada na preparação física do elenco praiagrandense.

Apoio - Além da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e da Unicred Litoral Paulista, apóiam a equipe as faculdades de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Unisanta, Farmácia de Manipulação Silvestre, Casa do Encanador, Academia O2, Faculdades do Litoral Sul (Fals), Restaurante Pizzaria Di Plaza, Roca Cestas Básicas, Supermercado Marfran, Padaria Nova Charm, DNA – Alumínios e Vidros, Casa das Bombas, Luigi Veículos, Imobiliária Nova CPI, Lavanderia Londres – Santos, Microlins do Litoral Plaza, Bailon Centro Automotivo, Estação Saúde Academia, Pastilhacor, Raiatec e Construtora Martino.

O apoio à modalidade vem agregando esforços também das secretarias de Promoção Social (Sepros), Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).

Judô de PG é destaque no Campeonato Paulista

A conquista de seis medalhas no Campeonato Paulista infantil e infanto-juvenil confirma a ascensão do judô de Praia Grande. A equipe das secretarias de Educação (Seduc) e de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) garantiu, com esse resultado, a classificação dos medalhistas para o Sul-Brasileiro. O evento interestadual será realizado no mês de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.

A competição das categorias menores foi disputada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e reuniu os principais nomes da nova geração paulista da modalidade. “Nosso trabalho é sério e sempre traçado em cima de objetivos. Aos poucos nossos atletas estão atingindo alto nível técnico”, analisou o técnico Carlos Leonardo, que ao lado de outro treinador, Fernando Patti, comandou o elenco.

Leonardo destacou o empenho dos lutadores nos treinamentos. “Mesmo jovens, eles já têm atividades em ritmo de competição. A Cidade conta com forte elenco nas categorias menores”, destacou.

Neste ano, os judocas praiagrandenses atingiram patamares jamais alcançados na história esportiva do Município. O atleta Guilherme Ramos, com grandes atuações em cinco lutas, conquistou a inédita medalha de prata nos Jogos Regionais. O triunfo ocorreu na categoria meio leve.

Nos Jogos da Juventude, torneio organizado pelo Governo do Estado para competidores de 10 a 18 anos, outro pódio inédito. A atleta Jéssica Karoline garantiu bronze na categoria juvenil pesado. Aos 16 anos, a novata surge como umas das grandes promessas do esporte do Município.

Formação - O processo de revelação e formação no judô de Praia Grande funciona da seguinte maneira: enquanto os profissionais da Educação direcionam as atividades para o âmbito social e para a descoberta de novos valores, o Esporte tem o projeto específico para aperfeiçoar a parte física e a técnica. “O envolvimento dos profissionais é a fórmula para o sucesso”, disse Leonardo.

Acompanhe a lista dos medalhistas de Praia Grande:

Prata

Laura Maria Nunes Pimenta – infantil super ligeiro

Sabrina Gabriela de Oliveira – infantil médio

Tawany Gianelo da Silva – infanto juvenil ligeiro

Bronze

Ana Beatriz dos Santos – infantil meio leve

Leonardo de Oliveira – infantil super ligeiro

Icaro Alan Costa – infantil extra pesado

Compromissos – Praia Grande já tem marcado novo encontro com o pódio. Nos dias 25 e 26 a equipe retorna ao interior do Estado com a missão de manter a hegemonia no Torneio Hajime Kobari, em Marília. O grupo sonha com terceiro título consecutivo. A Cidade levantou a taça em 2005 e 2006 após superar, na oportunidade, adversários que eram considerados favoritos.

No ano passado, o primeiro lugar foi alcançado através de excelente desempenho. O grupo trouxe na bagagem 42 medalhas, 23 de ouro, 10 de prata e 9 de bronze. “Os atletas estão motivados para tentar manter o troféu na Cidade. Prometemos empenho nas lutas”.

Apoio – A judoca Gabriela Matioli conta com apoio do Colégio Piteco; já Tawany Gianelo tem apoio da Academia Estação Saúde e do Colégio Fortec. Carlos Leonardo espera que os resultados estimulem os empresários da Região Metropolitana da Baixada Santista a investir na modalidade. Interessados em patrocinar atletas ou equipes de Praia Grande podem entrar em contato pelo telefone 3496-2362.