Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura realiza 17ª Regata Festiva Cidade de Praia Grande
Evento ocorre no sábado, a partir das 11 horas, no Pólo do Navega SP
 
 
Edmilson Lelo
Atletas disputarão em cinco classes
A Coordenadoria de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), realiza no sábado (18), às 11 horas, no Pólo Navega São Paulo, a 17ª Regata Festiva Cidade de Praia Grande, em comemoração ao 47º aniversário de emancipação político-administrativa do Município. O evento ocorre na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho.

A 17ª Regata Festiva deve contar com a presença de velejadores da Baixada Santista e também de São Paulo, capital. Os competidores disputarão nas classes: dingue, holder, laser. Open bic e optmist. Os interessados poderão se inscrever até 30 minutos antes do início da competição.

A novidade da edição deste ano, fica por conta da participação do 13º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso dos Santos. Após concluírem o Curso de Especialidade Náutica estarão presentes com a equipe de velejadores recém formados, sob o comando da chefe escoteira, Ilna Lúcia Bernardes Ferreira.

O pólo Navega São Paulo fica na Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, no Bairro Sítio do Campo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3592-3209 ou pelo e-mail navegasp@praiagrande.sp.gov.br, das 8 às 17 horas.

Projeto Navega São Paulo – Desde 2004, por meio de parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e o governo do Estado de São Paulo, o projeto Navega São Paulo proporciona qualidade de vida através da prática esportiva aliada ao lazer. O programa oferece aulas de vela, remo e canoagem e atende alunos do SuperEscola e demais interessados da comunidade.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

PG mantém zerado índice de acidentes com embarcações
Cidade é considerada referência em fiscalização marítima
 
 
Edmilson Lelo
Fiscalização nas praias continua
O primeiro mês da temporada de verão, embora seja o último do ano, foi de muito trabalho para as equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, grupamento que integra a Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é manter zerado o índice de acidentes com embarcações, como lanchas e moto aquáticas, nas praias da Cidade.

De acordo com levantamento realizado pelo grupamento, durante todo o ano de 2013 o fluxo de embarcações nas praias da Cidade foi de 2.907, sendo que apenas em dezembro foi de 390. Mesmo com tanto movimento, o inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, garante que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade e que a procura pelas praias da Cidade está diretamente ligada ao rigor na fiscalização. “A cada ano que passa, percebemos que Praia Grande é referência. Quem vem navegar aqui é porque está com a situação regular, pois sabe que a fiscalização é intensa”.

Para se ter uma ideia, entre os feriados de Natal e Réveillon o maior movimento foi registrado no dia 30 de dezembro, quando 57 embarcações foram fiscalizadas e apenas oito delas apresentavam alguma irregularidade, sendo devidamente notificadas. “Em duas dessas ocorrências contamos com o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar, equipe com a qual temos trabalhado praticamente em parceria, demonstrando a seriedade da fiscalização”.

Fiscalização - A Cidade não registra acidentes com embarcações náuticas há mais de dez anos e entre as regras, está a proibição de aproximação da costa a uma distância de 200 metros.

O inspetor observou que além dos boletins internos da Guarda Costeira, este ano a corporação está elaborando também relatórios de fiscalização semanais que são enviados à Capitania dos Portos, a quem compete a aplicação das penalidades. “O movimento nas praias deve continuar intenso e a fiscalização também seguirá de forma rígida e frequente”, garantiu.

Em novembro de 2013, a Prefeitura de Praia Grande e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, firmaram convênio determinando as competências sobre a fiscalização de embarcações e equipamentos náuticos na área marítima da Cidade. O convênio apenas oficializou o que já ocorria na prática, uma vez que os procedimentos de segurança envolvendo embarcações e banhistas nas praias da Cidade já vinham sendo realizados pela GCM desde 1995, quando também havia sido firmado convênio semelhante, porém em outros moldes.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Afoxé Laroyê abrirá os desfiles do Carnaval da Família 2013
Evento acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro na Passarela do Samba
 
 
Jairo Marques
Abertura acontece às 18 horas
Prometendo abençoar a avenida por onde desfilarão as 14 agremiações de samba de Praia Grande, o movimento cultural e religioso Afoxé Laroyê, do Bairro Esmeralda, abrirá o Carnaval da Família 2013, na segunda-feira (11). A apresentação terá início às 18 horas e contará com mães de santo e outras lideranças religiosas, que darão banho de água de cheiro, incenso e flores na Passarela do Samba João Apolônio, localizada no Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, localizado ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. O Carnaval da Família terá dois dias de desfiles: 11 e 12 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Neste ano, o movimento cultural africano homenageia Iansã e reúne cerca de 900 integrantes, com participantes de outras cidades, grupo de ciganos, capoeiristas e outros esportistas de Praia Grande, além dos praticantes das religiões afro-brasileiras.

O presidente do grupo, Baba Elesu pai Marcos de Esu afirmou que o objetivo do Afoxé é positivar a avenida para que não haja brigas, nem conflitos durante o evento. “O Carnaval é folia, por isso é bom elevar a energia da passarela do samba, para que seja uma festa de união e respeito”, complementa. A apresentação terá apoio da Federação Nacional das Religiões Orixás (Fenorixá) e do Recanto dos Orixás.

Carnaval – A Passarela do Samba João Apolônio está recebendo arquibancadas e camarotes, que comportarão 15 mil pessoas em cada dia de apresentação. Os desfiles das escolas de samba acontecem nos dias 11 e 12, a partir das 20 horas no primeiro dia e das 21 horas no segundo. As 14 agremiações estão divididas entre Primeiro Grupo e Grupo Especial.

Para o evento, serão instalados quiosques para venda de alimentos a preços populares, que formarão uma grande praça de alimentação no complexo. Além disso, a Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa) contratará com 60 profissionais particulares que auxiliarão os Guardas Civis Municipais e Polícia Militar na segurança do local durante os desfiles.

Uma equipe médica do Hospital Irmã Dulce ficará de plantão e em alerta para atender qualquer ocorrência durante o Carnaval da Família. O espaço terá dezenas de banheiros químicos e também contará com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos para a manutenção e limpeza da passarela.

O prefeito Alberto Mourão falou da importância do evento, enfatizando que a festa já se tornou tradição na Cidade. “É uma grande festa que a cada ano cresce e se destaca por sua qualidade e organização. Os foliões podem ter certeza que este ano contarão com completa infraestrutura no local durante os desfiles”, afirmou.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Orla da praia vai ganhar novos quiosques
Obras fazem parte do plano de ações do programa Avança PG
 
 
Novos quiosques serão mais bonitos e modernos
Principal ponto turístico da Cidade, o calçadão da orla de Praia Grande já é conhecido, admirado e utilizado por milhares de moradores e turistas diariamente. Um dos destaques do local são os quiosques, que oferecem conforto e comodidade para quem quer se refrescar com uma bebida ou comer uma refeição ou porção. E para melhor atender este público, a Prefeitura está finalizando projeto de reestruturação de 35 destes comércios, além de criar áreas anexas para serviços públicos. As obras devem começar no segundo semestre e somada às obras de recapeamento da Avenida Castelo Branco (Já executada) e revitalização do calçadão (trecho Boqueirão-Mirim), que deve iniciar até junho, tornarão ainda melhor e mais bonita a orla da Cidade. Estes serviços fazem parte do plano de ações do programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada.

O novo quiosque ocupará os mesmos limites construtivos dos quiosques atuais, mas terá novo projeto arquitetônico, mais contemporâneo, caracterizado por linhas retas e uso do concreto aparente, do vidro, da resina madeira e do jardim vertical. Está prevista também a implantação de deque, na divisa entre o calçadão e a faixa de areia, com área de aproximadamente 250 m², para disposição de mesas e cadeiras.

Cada unidade terá, na área térrea, 270 m², subdivididos em terraço coberto, balcão de atendimento, depósito e sanitários. Já na área de subsolo, com 86.50m² estará localizada a cozinha, despensa, casa de bombas/reservatório e depósito de lixo.

Prédio de Apoio – Para utilização da administração municipal e entidades de apoio, como a Polícia Militar e os bombeiros, será criado anexo à cada quiosque, uma área de apoio,com 111.74m², subdividida em 02 Salas Multiplo Uso, com visibilidade total para o calçadão e previsão de local para o estacionamento de viaturas; 02 Sanitários Públicos (Masculino e Feminino), com adaptação para portadores de necessidades especiais e chuveiros externos, na fachada posterior, para uso dos freqüentadores da praia.

Complementando as ações junto aos quiosques e edifícios de apoio serão implantados amplos acessos à faixa de areia, priorizando a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. As rampas terão prolongamentos, onde serão dispostas esteiras de borracha, apropriadas ao acesso de cadeiras de roda comum e anfíbias, facilitando ainda mais o acesso às proximidades do mar.

Para execução destas obras a Prefeitura deverá contar com o investimento da iniciativa privada.

Revitalização – Previstos para ter início ainda neste semestre, os trabalhos de revitalização da orla, trecho Boqueirão – Mirim (cerca de 10 km tem por objetivo é valorizar a Cidade e incentivar o comércio local e o entorno. Os trabalhos, que devem iniciar até junho, terão investimento total de aproximadamente 3.7 milhões, sendo que parte dos recursos foi obtido junto ao Ministério do Turismo (cerca de R$ 3.3 milhões).

Os serviços compreenderão a limpeza da calçada da orla da praia; readequação dos espaços, ampliando a área para os pedestres e inclusão de equipamentos urbanísticos, tais como banquetas e lixeiras.

Recapeamento – A Prefeitura recuperou a pavimentação asfáltica de aproximadamente 8 km da Avenida Presidente Castelo Branco. A sinalização horizontal e vertical também recebeu atenção especial, com pintura de faixas de rolamento, de pedestres e recuperação de placas de sinalização e orientação.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Pronto-socorro Central realiza 6 mil atendimentos entre Natal e Réveillon
Unidade faz parte do Complexo de Saúde Irmã Dulce
 
 
O Pronto-socorro Central, que integra ao lado do Hospital Municipal o Complexo de Saúde Irmã Dulce, realizou 6.069 atendimentos entre 24 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro de 2014. A unidade, gerenciada pela Fundação do ABC (FUABC) desde final de março de 2011, preparou esquema especial de serviço para melhor atender munícipes e turistas durante o período. Nesta época do ano, a população flutuante de Praia Grande aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos a marca de mais de 1 milhão de pessoas.

Outro destaque do esquema para temporada no PS ficou por conta da inauguração, em novembro, da nova Sala de Emergência da unidade. O setor teve sua capacidade ampliada de sete leitos para 11 (além do isolamento), além da criação de áreas distintas para pacientes adultos e futuro atendimento pediátrico.

Do total de 6.069 atendimentos, 3.398 foram de Clínica Médica e 1.668 de Traumato-ortopedia. Em número de consultas e procedimentos, o Pronto-socorro Central de Praia Grande é o segundo principal da região, como destacou o superintendente do Complexo de Saúde, Inacio Lopes Júnior. “A Sala de Emergência foi redimensionada para essa capacidade de atendimento”, citou.

Segundo ele, os atendimentos no PS Central saltaram de uma média mensal de 8 mil, quando a fundação assumiu a gestão do serviço (em abril de 2011), para a média mensal atual de 24 mil. “Na temporada, chegamos a 30 mil atendimentos por mês”.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, no bairro Samambaia, totalizou 3.971 atendimentos entre Natal e Ano Novo, dos quais 2.842 em Clínica Médica. Assim como o hospital e o PS Central, a UPA é gerenciada pela FUABC.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Educação Infantil tem mais de duas mil vagas
Período de matrícula ocorre na próxima semana, de 13 a 17 de janeiro
 
 
Na próxima semana, de 13 a 17 de janeiro, a Secretaria de Educação (Seduc) realiza matrícula de alunos para escolas de Educação Infantil. Nestes dias, serão contempladas com as vagas 2.505 crianças que realizaram inscrição em novembro de 2013, para período parcial, e que fizeram recadastramento para integral e semi-integral.

Os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de ensino onde realizaram a inscrição ou recadastramento. Do total de vagas concedidas, 1.219 beneficiarão alunos em período integral, outras 839 parcial e 447 em semi-integral.

No ato da matrícula, os pais devem entregar cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência atualizado (preferencialmente em nome dos responsáveis), comprovação de trabalho da mãe (para alunos beneficiados com vagas em período integral), carteiras de identidade dos responsáveis e de vacina das crianças.

Mais informações, pelo telefone 3496-2350.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.