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terça-feira, 12 de novembro de 2013

Valorização dos professores e investimento em tecnologia marcaram gestão da Educação

Secretária Sandra Galvão faz balanço da gestão

 
 
Edmilson Lelo
Frequencia Digital foi projeto inovador
À frente da Secretaria de Educação, maior pasta da administração municipal, Sandra Galvão avalia positivamente os resultados obtidos nos últimos quatro anos, enfatizando que essa evolução é resultado de um trabalho de continuidade que se iniciou nos períodos anteriores. Funcionária de carreira, Sandra assumiu como titular da pasta em junho deste ano, substituindo Maura Ligia Costa Russo, que precisou se licenciar para disputar as eleições como candidata a vice-prefeita de Alberto Mourão.

Apesar de estar há apenas seis meses no cargo, Sandra fala sobre a Educação com conhecimento de causa, pois atua há 26 anos no ensino municipal e atuou como chefe do Departamento Pedagógico nos últimos quatro anos, experiência que a credenciou para estar à frente da pasta hoje. “Aceitei este desafio com grande orgulho, mas também com apreensão, pois não é fácil dar continuidade a um trabalho de 12 anos, sabendo da excelência e competência da pessoa e profissional Maura Lígia. Senti-me extremamente honrada em dar continuidade a este trabalho. Tem sido um período de desafios, mas também de grande aprendizado”.

Um dos destaques dessa gestão, segundo ela, foi o investimento em tecnologia. Em 2010, a Seduc lançou o programa Educação do Futuro, que incluiu uma série de ações tecnológicas, como entrega de notebooks para professores, netbooks para os alunos utilizarem em sala de aula (em seis escolas), desenvolvimento de jogos virtuais pedagógicos, reestruturação dos laboratórios de informática de todas as escolas, renovação das mesas educacionais informatizadas para Educação Infantil, instalação de lousas digitais nos laboratórios das escolas de Ensino Fundamental, ampliação do programa Frequência Digital, que permite o controle da presença dos alunos de forma digital, entre outras iniciativas.

“O avanço tecnológico é uma realidade que não pode ser ignorada. As crianças e adolescentes de hoje vivem no mundo digital. Não poderíamos deixar de oferecer essa possibilidade de avanço também em sala de aula. É importante que o professor esteja atualizado e saiba falar a linguagem dos alunos, que, desde muito pequenos, já lidam com tecnologia com muita desenvoltura”, afirma.

Entre as diversas ações do Educação do Futuro, Sandra destaca a Frequência Digital pelo seu ineditismo. A iniciativa permite que os alunos registrem sua presença na escola por meio de um aparelho biométrico e essa informação fica disponível em tempo real para vários setores da Educação, facilitando os trabalhos que se baseiam na frequência escolar. “É um diferencial, uma inovação que tem trazido facilidades para vários setores escolares, além de oferecer aos pais a vantagem de estar informando a frequência do filho, pois eles recebem mensagens via celular, em caso de falta da criança, para estar ciente disso”.

O trabalho de aproximação entre família e escola, realizado pelo projeto Pedagogia Comunitária, também foi ressaltado por Sandra. “A escola tem um papel fundamental, mas a família tem uma função mais importante ainda. As pedagogas levam os pais a entenderem a necessidade de sua participação na vida escolar e o quanto isso influencia o rendimento do aluno”. A titular da Educação também explica que, nos últimos anos, o trabalho da Pedagogia Comunitária foi mais focado na aprendizagem do aluno. “Quando um aluno apresenta problemas, seja de desempenho ou de comportamento, o professor transmite a informação para a pedagoga, que busca a solução para esse problema em parceria com a família. A aproximação entre os pais e a escola se reflete positivamente sobre a aprendizagem do aluno”.

A valorização do funcionalismo foi outro ponto alto dessa gestão, segundo Sandra. “Os professores tiveram aumento salarial de 32%, graças às verbas do Fundeb, além de ganharem notebooks. Os atendentes conquistaram seu Plano de Carreira, que, embora não tenha contemplado todos os anseios da categoria, foi elaborado com a participação das atendentes, de forma democrática, e incluiu o máximo de benefícios que foi possível”, ressaltou, acrescentando que hoje Praia Grande oferece aos professores o segundo melhor salário da Baixada Santista.

O investimento em cultura foi outro destaque da gestão, com a implantação da rede de bibliotecas Porto do Saber, que incluiu a inauguração de 20 bibliotecas escolares, além de três comunitárias, sendo uma no Boqueirão (a matriz do projeto), outra dentro da Escola Ambiental e a terceira no bairro Cidade da Criança. A inauguração da escola Porto das Artes, que oferece aulas de violão, dança, teatro e musicalização aos alunos de Ensino Fundamental, completou o investimento em cultura. “A cultura e arte têm de estar atreladas à educação o tempo todo. Não podemos nos limitar a ensinar apenas o currículo escolar básico. A criança precisa aprender o que é arte e cultura, além de saber apreciá-las”, frisou Sandra.

Na opinião da secretária, todos esses avanços foram possíveis, porque houve um objetivo único: a valorização do aluno. “Os estudantes são os nossos clientes. Foi por eles que investimos em tecnologia, em alimentação nutritiva e balanceada, em entrega gratuita de uniformes e materiais escolares, visando uma padronização que os fizessem se sentir iguais, independentemente de classe social. Também foi por eles que investimos em escolas bem estruturadas, com espaços adequados, para se sentirem bem. A vontade da equipe em manter a qualidade educacional e buscar sempre oferecer o melhor para esse ‘cliente especial’ foi o que marcou essa gestão”, concluiu.

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