Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Praia Grande firma convênio com a Marinha
Documento oficializou procedimento que já era realizado pela GCM
 
 
MARCELO GUEDES
Documento foi assinado pelo prefeito e representantes da Marinha
A Prefeitura de Praia Grande e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, firmaram convênio na tarde de segunda-feira (11), no Paço Municipal, determinando as competências sobre a fiscalização de embarcações e equipamentos náuticos na área marítima da Cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) ficará responsável pela fiscalização e comunicará eventuais infrações à Capitania dos Portos.

Na prática, os procedimentos de segurança envolvendo embarcações e banhistas nas praias da Cidade já vinham sendo realizados pela GCM desde 1995, quando também havia sido firmado convênio semelhante.

O prefeito Alberto Mourão recebeu o comandante do 8º Distrito Naval (área correspondente ao Litoral Paulista), vice-almirante Liseo Zampronio e o capitão dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Ribeiro de Souza, juntamente com o secretário de Assuntos de Segurança Pública do Município, José Américo Franco Peixoto.

Para Mourão, o trabalho em conjunto com a Marinha é fundamental, pois Praia Grande sempre teve uma preocupação com a segurança dos banhistas. “Há um decreto estabelecendo as regras. Determinamos o local, no caso o Canto do Forte, para entrada e saída de embarcações. Se podemos fazer nossa parte por terra, fica muito mais fácil o trabalho no mar também”.

Em Praia Grande, a Guarda Costeira é o grupamento da Guarda Civil Municipal responsável pela fiscalização e orientação de banhistas e proprietários de embarcações. Entre as regras, está a proibição de aproximação da costa a uma distância de 200 metros.

A Cidade não registra acidentes com embarcações náuticas há mais de dez anos. O vice-almirante explicou que o novo modelo do convênio visa atualizar o que já vinha sendo praticado pela Guarda Costeira. “Praia Grande já adotou a postura de fazer zoneamento e organização de sua orla há mais de 15 anos, por iniciativa da Prefeitura mesmo. É um município que raramente tem incidente graças à postura que adota nesse sentido. Isso faz com que tenhamos uma boa convivência entre banhistas e condutores de embarcações”.

Além das regras de tráfego aquaviário, o convênio prevê ainda treinamento dos guardas municipais, que recebem capacitação para fiscalização de embarcações de esporte e recreio.

Nenhum comentário: