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terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cidadão Participativo tem mais de mil inscritos

Ferramenta será implantada para criar um elo entre Administração e população

 
 
AMAURI PINILHA
As inscrições terminaram na última quinta-feira (31)
Por Sílvia Carvalho
MTB: 33552

O projeto Cidadão Participativo, ferramenta que aproxima a população da Administração Municipal, totalizou 1090 inscritos para atuarem como agentes multiplicadores dos serviços públicos, abrangendo os setores da Saúde, Educação, Transporte e Comércio. A proposta é realizada por meio da Subsecretaria de Ação e Cidadania. As inscrições terminaram na última quinta-feira (31) e devido à prorrogação das inscrições, novas datas serão definidas para o sorteio eletrônico e treinamentos dos usuários da ferramenta.
O objetivo do projeto é fazer com que os Cidadãos Participativos possam fazer sugestões e reivindicações dentro da área que irão atuar, fazendo com que as informações cheguem à Prefeitura rapidamente, para que os dados sejam levantados, e nos pontos onde existem maior demanda em cada setor, possam ser complementados por projetos existentes ou criar novos, onde for necessário e viável.

De acordo com subsecretário de Ação e Cidadania, Anderson Mendes, o projeto pretende fazer com que a população seja uma espécie de fiscal dos serviços públicos. “Cada pessoa que vai atuar como um cidadão participativo vai receber sugestões e críticas dos moradores, sobre os temas relacionados ao seu setor, transmitindo à administração certas urgências e necessidades do Município”.

Os setores de Saúde, Educação e Transporte contarão com a participação de cinco usuários efetivos e dois suplentes. Já a área do Comércio contará com nove comerciantes sendo dois deles suplentes. Os comerciantes também darão sugestões sobre outros setores como segurança e iluminação pública.

Os usuários serão escolhidos por meio de sorteio eletrônico. Logo após o treinamento, os Cidadãos tomam posse e iniciam seus trabalhos já em seguida. Os Cidadãos Participativos vão ajudar a melhorar os serviços públicos municipais, sendo que cada usuário participativo vai gerar um relatório por meio de plataforma online desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) e responderá regularmente a questionários enviados pela Administração Municipal.

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