Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Equipes serão atualizadas sobre Saúde da Família

Funcionários da rede pública de Saúde participam este mês de atualização sobre o Estratégia de Saúde da Família (EFS), sistema que começou a ser implantado em Praia Grande há sete anos e atualmente garante 75% de cobertura. Os encontros estão marcados para os períodos de 6 a 9 e de 20 a 23, na sede da Secretaria de Saúde (Sesap), envolvendo médicos, enfermeiros, auxiliares, supervisores e recepcionistas.

“Ainda há dúvidas sobre o programa. Como agora temos uma equipe de multiplicadores capacitada pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-IV), antiga DIR-19, faremos a revisão do programa, das rotinas e procedimentos, para que todos falem a mesma língua”, explica a coordenadora do ESF, Hilda Maria Jaguary Dias.

O objetivo, segundo Hilda, é aprimorar a comunicação entre as unidades para melhor atender os usuários, o que depende do grau de conhecimento dos funcionários sobre o sistema de saúde. “Às vezes, mesmo o pessoal da rede, passa uma informação que não é a que se estabelece e acaba havendo distorções”, salienta.

Em reuniões nas unidades, Hilda percebeu que a comunicação com o público acaba sendo prejudicada por falta de mais informação. Diante disso, mesmo questões básicas, como encaminhamento de pacientes e agendamento de consultas, serão abordadas pelos multiplicadores. “Neste evento, as equipes poderão esclarecer todos os pontos.”

Transição - A intenção é preparar melhor não apenas os profissionais que prestam assistência, como médicos e enfermeiros, mas principalmente os funcionários da recepção. “Como é a porta de entrada das unidades, eles precisam estar bem informados”, pontua, mencionando que essa é uma necessidade ainda maior em unidades em transformação de multiclínica para Usafa. “Nessa fase de transição, a comunidade atendida ainda está assimilando a mudança e o profissional tem de ter o domínio de como funciona para saber explicar melhor.”

Das 20 unidades básicas de saúde de Praia Grande, 15 já funcionam como Unidade de Saúde da Família. A meta é implantar o sistema nas outras cinco até o fim da atual gestão.

Nenhum comentário: