Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

terça-feira, 17 de julho de 2007

População propõe metas para a Saúde

Criação de um programa de fisioterapia domiciliar e implantação do serviço de Saúde Bucal envolvendo profissionais da Estratégia da Saúde da Família; utilização de unidades volantes para triagens em atendimentos em escolas do Município; ampliação dos equipamentos do serviço de controle de zoonoses para expansão do atendimento aos bairros periféricos e maior incentivo às campanhas de doação de sangue. Estas foram algumas das 197 propostas apresentadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (14) pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), das 8 às 16 horas.

Também foram aprovadas duas moções de apoio. Uma manifestou total concordância com as políticas de saúde vigentes, considerando a evolução da Estratégia de Saúde da Família, que já cobre mais de 70% da rede básica e está substituindo, com vantagens, o modelo tradicional. A segunda foi pela regulamentação imediata das funções e atribuições de uma auditoria na Sesap.

Aberto e encerrado no Auditório Roberto Marinho, o evento serviu para se discutir o tema “Saúde e Qualidade de Vida – Política de Estado e Desenvolvimento” em salas da Escola Municipal Oswaldo Justo, que fica ao lado, no Bairro Mirim. Os debates envolveram 186 delegados eleitos nas pré-conferências e 16 participantes credenciados.

Algumas das propostas apresentadas foram ao encontro de ações já desenvolvidas pela Administração, como a criação de um hospital para atender munícipes e moradores da região e a capacitação de funcionários da Sesap para lidar com a população de forma mais humanizada.

Para a chefe do Departamento de Saúde Pública da Sesap, Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira, a participação popular efetiva desde as pré-conferências e o consenso nas discussões demonstram maturidade. “O processo foi louvável porque significou a prática da democracia”, ressaltou, lembrando que antes de ser um dever, cidadania é um direito. “A conferência foi vitoriosa, uma vez que atingiu o objetivo com vista à construção de um sistema de saúde com a participação dos usuários.”

Abertura - Ressaltando a importância de se exercer a cidadania com participação dos vários segmentos, o secretário de Saúde, Eduardo Dall’Acqua, parabenizou a população presente na conferência e lembrou as conquistas do setor nos últimos anos. “A saúde se solidifica com a participação de todos e é isso que nos dá coragem para ir em frente”, frisou.

“Quando não se decide só, decide-se melhor”, declarou, citando que o crescimento do serviço na Cidade tem se destacado em relação aos demais. Dall’Acqua fez tal afirmação por fazer parte da diretoria do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). E deu exemplos: “Antes da informatização e da reestruturação de todo o sistema, em meados de 2000, o Laboratório Municipal fazia aproximadamente 10 mil exames a cada três meses; hoje realizamos quase 200 (mil) no mesmo período”.

O secretário expôs que sabe o que acontece em todo o sistema: “Quando a Prefeitura interviu no hospital, houve descontentamento. Hoje a população sente a diferença. Enfrentamos gente que ainda vê a Saúde como instrumento clientelista, gente que também não queria mudanças porque servia a outros propósitos. Sabemos que ainda há muito por se fazer e vamos fazê-lo dessa forma, com a participação de todos”.

O coordenador do evento e chefe do Departamento de Assistência à Saúde, Sérgio Paulo Almeida Nascimento elogiou: “Como é bonita a democracia”, dirigindo-se à platéia de servidores, gestores, usuários e trabalhadores que, “juntos, estão trabalhando para ter um serviço de Saúde de melhor qualidade para todos”.

Nascimento mostrou, em telão, fotos das 22 pré-conferências realizadas de 14 de maio a 15 de junho, quando foram discutidas as propostas e eleitos os delegados para o evento principal.

Da mesa dos trabalhos, além de Nascimento e do secretário Dall’Acqua, fizeram parte o médico Dartes Odenis Pepino, dando assessoria jurídica; Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira, como representante do segmento dos trabalhadores, e Raquel de Abreu Barbosa de Paula, representando os prestadores de serviço. Após a abertura, o público se dividiu em salas de discussão na Escola Municipal Oswaldo Justo, desenvolvendo cinco eixos de ação: atenção básica, trabalho em saúde, centro de especialidades, rede hospitalar e urgência/emergência.

Após intervalo para almoço, houve a plenária final no Auditório Jornalista Roberto Marinho, de onde saíram as propostas para a Saúde em âmbito municipal, estadual e nacional. Os delegados agora se preparam para encaminhar as propostas para a conferência estadual.

Nenhum comentário: