Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Jovens serão instruídos para darem informações turísticas

A partir do dia 27, jovens de 14 a 18 anos atendidos na seção de medidas sócio-econômicas da Secretaria de Promoção Social (Sepros) começam a ser capacitados para darem informações turísticas.

A parceria da Sepros é com a Secretaria de Turismo (Setur) que vai promover, a partir de setembro, o projeto “Turismo Receptivo Diferenciado”, voltado para os adolescentes. Eles prestarão serviços à comunidade no Posto de Informações Turísticas (PIT) do Bairro Mirim, localizado na Avenida dos Sindicatos (esquina com Avenida Presidente Castelo Branco, praia), nos finais de semanas.

Como explicou a coordenadora de ecoturismo da Setur e do projeto, Rose Franco de Azevedo, esta será apenas a fase inicial do projeto. “Trata-se da fase piloto, por isso devemos trabalhar com até três adolescentes. Na sequência queremos ampliar o número de atendidos e trabalhar com outros programas existentes na Sepros, como o Agente Jovem”.

As ações serão supervisionadas pela equipe da Setur e da seção de medidas sócio-educativas com a prestação de serviço à comunidade, da Sepros. “Daremos as ferramentas para eles realizarem o trabalho, que são as orientações gerais mais procuradas pelo turista, e vamos observar como eles farão o receptivo diferenciado, isto é, como reagirão ao contato com turistas, passando informações sobre a cidade e pontos turísticos”, explicou Rose.

Turismo comunitário - O projeto “Turismo Receptivo Diferenciado” tem como objetivo também levar o conhecimento para os bairros da Cidade, transformando os adolescentes em agentes de conscientização e assim abrir espaço para a participação da população, promovendo o turismo comunitário. “Com esta ação há a transformação das comunidades em núcleos receptores do turismo, desenvolvendo as ferramentas para o desenvolvimento local, de forma que se auto beneficiem com a produção e comércio de artigos, além de prestação de serviços”, argumentou a coordenadora do projeto.

Segundo Rose, no trabalho em grupo é preciso contar com talentos, capacidades e habilidades, diferenciados entre si. A qualidade de cooperação tem que ser identificada nos membros da comunidade.

São as que sabem ouvir bem, que prestam atenção e que procuram as possibilidades existentes para realizar o que está sendo proposto. “Queremos auxiliar estes jovens a conhecer e desenvolver as qualificações necessárias para exercerem as atividades que o turismo oferece”, enfatizou a coordenadora do projeto.

Como ressaltou, o turismo é um dos segmentos da economia que atende velozmente as necessidades de desenvolvimento de uma região. É indicado como uma das grandes alternativas de crescimento em diversos países e quando utilizado para o benefício local significa adotar políticas que sejam resultantes de trabalho e ocupação, promovendo a realização humana, ou seja, o crescimento das atividades econômicas por decisão coletiva de trabalho que garanta o suprir das necessidades, além do bem-estar social.

Dentro desta atividade, o turismo comunitário é desenvolvido pelos próprios moradores locais, que passam a ser ao mesmo tempo articuladores e construtores da cadeia produtiva. Assim a renda e o lucro permanecem na comunidade, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida, levando todos a se sentirem capazes de cooperar e organizar as estratégias do desenvolvimento do turismo. Além de requerer a participação de toda a comunidade, considera os direitos e deveres individuais e coletivos, elaborando um processo de planejamento conjunto.

Com a gestão participativa os atores sociais se envolvem com as atividades desenvolvidas no local de forma direta ou indireta, tendo sempre em vista a melhoria da comunidade e de cada participante; levando em conta os desejos e as necessidades das pessoas, a cultura local e a valorização do patrimônio natural e cultural.

“E tudo inicia no jovem, que passa a ser o agente transformador e também participativo da ação, no presente e no futuro, quando adulto. Levar este conhecimento e fazê-lo compreender os diversos benefícios que o turismo traz é abrir um caminho promissor economicamente e também formar o cidadão, aquele que ama e respeita sua Cidade, sua história, tradições e pontos turísticos”, finalizou Rose.

Nenhum comentário: