Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

EM Orestes Quércia será nova escola do Bairro Mirim
Prefeito fez Lançamento da Pedra Fundamental, na quarta-feira (8)
 
 
MARCELO GUEDES
Informação foi divulgada pelo prefeito Alberto Mourão
A nova escola do Bairro Mirim homenageará o ex-governador Orestes Quércia. A informação foi divulgada pelo prefeito Alberto Mourão, durante solenidade de Lançamento da Pedra Fundamental, para construção de unidade de Ensino Fundamental. O evento ocorreu nesta quarta-feira (8) e contou com a participação da secretária de Educação (Seduc), Sandra Galvão. Para erguer o prédio, que atenderá mais 1.230 alunos do 6º ao 9º ano, a Administração Municipal deve investir cerca de R$ 5,5 milhões.

O ex-governador foi lembrado pelo chefe do Executivo, por defender a política Municipalista. Quércia liderou o movimento, durante a Constituição da República Federativa de 1988. “Por isso, resolvemos homenagear o ex-governador. Nosso desejo é que, quando os alunos estudarem sobre a história da pessoa que nomeia a escola onde estão matriculados, que seja resgatado também o que significa e como funciona a política Municipalista”, apontou Mourão.

Um dos pontos defendidos pelo prefeito, dentro da política Municipalista, é que seja feito um novo Pacto Federativo. “Atualmente, 84% dos impostos arrecadados pelos cofres da Prefeitura são repassados para as esferas estadual e federal. Ou seja, a verba entra pelas contas do município e é repassada. Com essa tramitação o dinheiro demora para retornar em forma de obras para as cidades, beneficiando assim o morador e o Quércia já era favorável às modificações, desde 1988”, sintetizou.

Com a construção da escola de Ensino Fundamental, do Bairro Mirim, a Secretaria de Educação antecipa a demanda crescente projetada para os próximos anos. “Hoje temos uma necessidade de atender crianças com idade de Educação Infantil e já estamos tomando as providências para isso. Entretanto, não podemos esquecer que, a cada ano, necessitamos de 2 mil novas vagas voltadas para crianças de 6 a 14 anos”, completou o prefeito.

Durante o evento, Mourão assinou duas ordens de serviço, que autorizam revitalização da Rua 31 de Março (principal corredor comercial do Bairro Mirim) e construção de nova Unidade de Saúde da Família (Usafa), no loteamento Jardim Aloha. “Com isso, beneficiamos os moradores do Bairro e comunidades próximas”, explicou.

Ensino – Além de prever as demandas futuras, a secretária Sandra Galvão tem como objetivo “não apenas seguir o padrão arquitetônico de nossas unidades, que hoje servem de referências para muitas cidades vizinhas, mas, principalmente, manter a qualidade educacional alcançada nos últimos anos. Essa escola foi projetada para atender as criança que seriam atendidas por escolas estaduais, mas que os pais, por confiarem no nosso sistema de ensino, preferem deixá-las matriculadas em unidades do Município. E isso muito nos orgulha”, finalizou.

A nova unidade será erguida em terreno de 3.253 metros quadrados de extensão e contará com 3.157 metros quadrados de área construída. O equipamento seguirá o mesmo projeto arquitetônico das demais escolas de ensino público municipal, com câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.

A parte interna será dividida em 18 salas de aula, biblioteca, sala de múltiplo uso, pátio coberto com refeitório e palco, almoxarifado para material esportivo, quadra poliesportiva com cobertura e seis banheiros, com assentos adaptados a crianças com deficiência.

No setor administrativo, a nova escola contará com: secretaria, diretoria, sala dos professores, arquivo morto, almoxarifado, copa e banheiros. Já na parte de serviços terá: cozinha, área de serviços, despensa e sanitários.

Crescimento - A construção da nova unidade está inserida no programa Avança PG, lançado pelo prefeito Alberto Mourão, no início de novembro de 2013. Trata-se de uma série de ações que a Prefeitura de Praia Grande tomará nos próximos três anos, que prometem alavancar a economia da Cidade e a qualidade de vida dos moradores.

O programa Avança PG foi dividido em dez eixos denominados “cidades”. No Cidade Educação está prevista a construção de 17 novas escolas (duas no Bairro Vila Sônia, três no Aviação, duas no Ocian, uma no Mirim, duas no Maracanã, uma no Caiçara, uma no Samambaia, uma no Melvi e duas no Ribeirópolis).

Será realizada a ampliação das seguintes escolas municipais: Maria dos Remédios, Manoel Nascimento Junior, Natale de Lucca, Newton de Almeida Castro, Dorivaldo Fracisco Loria, Juliana Arias Rodrigues de Oliveira e Antonio Peres Ferreira (incluindo o Centro Sócio-Terapêutico).

Também serão ampliadas as sedes: da Complementação Educacional Antônio Peres Ferreira e os pólos de atividades de praia (surfe), nos bairros Canto do Forte e Ocian. Além disso, mais sete escolas passarão a contar com bibliotecas. Por fim, está prevista a entrega de 3.640 tablets, beneficiando cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Nenhum comentário: