Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mutirão recolhe mais de 20 toneladas nos bairros Tupi e Ocian

O projeto Arrumando a Casa, da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura (Sesurb) de Praia Grande, recolheu 20,9 toneladas de diferentes materiais no último sábado (18), quando esteve nos bairros Tupi e Ocian. Entre os entulhos estavam pneus (121 peças), sofás (42), armários de cozinha (22), cadeiras (20), entre outros. No total, foram 357 objetos recolhidos.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Sérgio Bonito, havia uma curiosidade para saber quais seriam os objetos recolhidos próximos à praia, até mesmo para traçar um comparativo com os bairros de periferia. “O resultado foi o mesmo: sofás, pneus, armários, gabinetes de cozinha, etc”, lembrou. Bonito acredita que alguns deles, com certeza, iriam desembocar nos canais da Cidade ou juntar lixo em terrenos baldios. “Quantos alagamentos acabamos evitando com esse mutirão?”, indagou.

Ele disse que ficou impressionado com o número de pneus velhos recolhidos no último fim de semana (121). “Contribuímos também para erradicar problemas de saúde, como a dengue. Estamos numa época boa para executar esse serviço e no verão, quem sabe, podemos reduzir o número de infestação”.

Nesses dois meses do programa “Arrumando a Casa”, foram recolhidos quase 400 sofás. Esta semana foram 42 peças (394 em 9 finais de semana). “Imagine quanto tempo ia levar para a população jogar fora esse material e, ainda, para a Secretaria encontrá-lo nas esquinas do Município?”. Bonito informa que nas nove edições do “Arrumando a Casa” já foram recolhidos 275 toneladas de objetos nos 18 bairros.

Todo material é encaminhado à Cooperativa de Trabalho de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), que é formada por ex-catadores de lixo do Município. “Eles negociam materiais recicláveis e, com esse dinheiro, complementam a renda familiar”, frisou. “Antes do início do projeto, eles estavam em uma situação financeira delicada. Acredito que nesse período conseguiram colocar as contas em dia”.

E os beneficiados não são somente as famílias da Coopervida. Ele explica: “Uma pessoa que acompanhava a carreata na rua queria pegar um sofá que tinha visto há umas cinco ou seis quadras atrás e que estava em estado melhor que o dela. Então, pediu ajuda a um de nossos funcionários e trocou o sofá dela por um que já tínhamos recolhido”, completou. Bonito acredita que o importante é evitar que esses entulhos não terminem em canais ou em terrenos baldios.

Quase cinco mil pessoas já assistiram às palestras ministradas pelo próprio secretário nas escolas municipais, que acontecem na semana que antecede a passagem dos caminhões. A iniciativa visa conscientizar munícipes de todas as áreas da Cidade. “Acredito que 95% dos moradores saibam o que é ou já fez parte do projeto; essas pessoas levam a mensagem para seus familiares sobre a conseqüência da sujeira nas vias públicas e terrenos, entupimento de bueiros, e até mesmo a proliferação de leptospirose - doença causada pela urina do rato”, destacou.

Até o final desta edição, serão distribuídos mais de 100 mil panfletos alusivos ao mutirão, além de gibis e imãs de geladeiras. “Quando não há pessoas na casa, nossos agentes deixam o folder na caixa de correio. Carros de som também passam pelas ruas do bairro avisando o dia em que o mutirão passará pelo bairro; é uma chance para as pessoas arrumarem a casa e recolher a sujeira”, pontuou.

Para finalizar, Bonito afirmou que, com o projeto, a Prefeitura poupou dinheiro, conscientizou a população e deixou a secretaria livre para se fixar mais em outras ações para o Verão 2008. Mesmo depois do fim do “Arrumando a Casa”, a população pode entrar em contato com a Sesurb pelo telefone do rapa-treco: 0800-102027. Nesse mesmo número o munícipe pode agendar para retirar qualquer material, trabalho que é feito toda quinta e sexta-feira.

“Ainda temos os imãs de geladeira, gibis, panfletos. Quem quiser pode ligar no ‘0800’ ou passar na secretaria e pegar o seu material”.
O endereço é Avenida Costa e Silva, 794, 1° andar, Bairro Boqueirão.

Faltam apenas quatro bairros para terminar o programa “Arrumando a Casa”. Esta semana, haverá palestra nas escolas municipais Oswaldo Justo, na quarta-feira (22), às 16h30 (Rua Primeiro de Janeiro, 987); Governador Franco Montoro, às 10 e às 13h30 de quinta-feira (23) (Rua Paulino Borelli, 1000), todas no Bairro Mirim. Ainda na quinta, às 18h30, a palestra ocorrerá na E.M. Vila Mirim, à Rua 23 de outubro, 176. No sábado (25), o “Arrumando a Casa” visita os bairros Mirim e Maracanã, a partir do meio-dia.

Nenhum comentário: