Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Peixe-lua de 150 quilos é encontrado em Praia Grande (SP)                                                                                                                          

É o segundo peixe dessa espécie recolhido por pescadores, em menos de um mês, na Baixada Santista (litoral paulista). Em 10 de outubro, a 500 metros da praia de Boraceia, em Bertioga (103 km de São Paulo), um peixe-lua foi trazido à areia, cortado e parcialmente comido -- o gosto foi reprovado.
Recolhido nessa segunda-feira (4), o peixe-lua localizado em Praia Grande foi pesado e medido no final da manhã desta terça (5) na sede do Projeto Biopesca, uma ONG (organização não governamental) situada na praia do Canto do Forte, na cidade.
Segundo a bióloga Carolina Bertozzi, coordenadora da ONG, o peixe tinha 1,54 metro de comprimento, 2,06 metros de altura (incluídas as nadadeiras) e pesava 150 quilos -- metade do estimado pelos pescadores que o encontraram.
"Não empalharemos o peixe [para exposição]. Estamos coletando material biológico, pois há poucas informações sobre o peixe-lua. Como está sendo cortado para a retirada do estômago e de outros materiais para pesquisa, ele será descartado", explica a bióloga.
Nenhum dos exemplares vistos na Baixada é dos maiores já observados. O maior exemplar já catalogado tinha 3,3 metros de comprimento e pesava 2,3 toneladas -- 15 vezes mais que o peixe achado em Praia Grande e até 46 vezes o peso do de Bertioga, calculado entre 50 e 80 quilos (não houve medição).
Os peixes-lua vivem em águas profundas, a aproximadamente 200 quilômetros a costa, e alimentam-se de outros peixes, moluscos, crustáceos e estrelas-do-mar.

Nenhum comentário: