Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PG mantém zerado índice de acidentes com embarcações
Cidade é considerada referência em fiscalização marítima
 
 
Edmilson Lelo
Fiscalização nas praias continua
O primeiro mês da temporada de verão, embora seja o último do ano, foi de muito trabalho para as equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, grupamento que integra a Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é manter zerado o índice de acidentes com embarcações, como lanchas e moto aquáticas, nas praias da Cidade.

De acordo com levantamento realizado pelo grupamento, durante todo o ano de 2013 o fluxo de embarcações nas praias da Cidade foi de 2.907, sendo que apenas em dezembro foi de 390. Mesmo com tanto movimento, o inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo, garante que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade e que a procura pelas praias da Cidade está diretamente ligada ao rigor na fiscalização. “A cada ano que passa, percebemos que Praia Grande é referência. Quem vem navegar aqui é porque está com a situação regular, pois sabe que a fiscalização é intensa”.

Para se ter uma ideia, entre os feriados de Natal e Réveillon o maior movimento foi registrado no dia 30 de dezembro, quando 57 embarcações foram fiscalizadas e apenas oito delas apresentavam alguma irregularidade, sendo devidamente notificadas. “Em duas dessas ocorrências contamos com o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar, equipe com a qual temos trabalhado praticamente em parceria, demonstrando a seriedade da fiscalização”.

Fiscalização - A Cidade não registra acidentes com embarcações náuticas há mais de dez anos e entre as regras, está a proibição de aproximação da costa a uma distância de 200 metros.

O inspetor observou que além dos boletins internos da Guarda Costeira, este ano a corporação está elaborando também relatórios de fiscalização semanais que são enviados à Capitania dos Portos, a quem compete a aplicação das penalidades. “O movimento nas praias deve continuar intenso e a fiscalização também seguirá de forma rígida e frequente”, garantiu.

Em novembro de 2013, a Prefeitura de Praia Grande e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, firmaram convênio determinando as competências sobre a fiscalização de embarcações e equipamentos náuticos na área marítima da Cidade. O convênio apenas oficializou o que já ocorria na prática, uma vez que os procedimentos de segurança envolvendo embarcações e banhistas nas praias da Cidade já vinham sendo realizados pela GCM desde 1995, quando também havia sido firmado convênio semelhante, porém em outros moldes.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Nenhum comentário: